por Marcella Santos e Roseane Grossi
Questão 1- De acordo com Porter discuta os conceitos:
Cadeia de Valor
Questão 1- De acordo com Porter discuta os conceitos:
Cadeia de Valor
Instrumento utilizado para sistematizar as atividades executadas por uma organização. Desagrega uma empresa em suas atividades de relevância estratégica para que se possa compreender o comportamento dos custos, e fontes existentes e potenciais de diferenciação. Cadeia Genérica e Sistema de ValoresElos – sistema de atividades interdependentes A cadeia de valores se encaixa em uma corrente maior de atividades. A obtenção e sustentação de vantagem competitiva dependem da compreensão da cadeia de valores e do modo no qual a empresa está inserida no sistema de valor.
Vantagem competitiva
Vantagem competitiva
Tem suas origens nas inúmeras atividades distintas que uma empresa executa: no projeto, na produção, no marketing, na entrega e no suporte de seu produto.
Cada atividade pode contribuir para a posição dos custos relativos de uma empresa e criar uma base para a diferenciação.
Uma empresa deve otimizar elos, refletindo sua estratégia para obter vantagem competitiva.
A comparação das cadeias de valores dos concorrentes expõe as diferenças que determinam a vantagem competitiva.
A cadeia de valores tem papel fundamental na identificação de fontes de vantagem competitiva.
Criação de valor para o consumidor.
Cada atividade pode contribuir para a posição dos custos relativos de uma empresa e criar uma base para a diferenciação.
Uma empresa deve otimizar elos, refletindo sua estratégia para obter vantagem competitiva.
A comparação das cadeias de valores dos concorrentes expõe as diferenças que determinam a vantagem competitiva.
A cadeia de valores tem papel fundamental na identificação de fontes de vantagem competitiva.
Criação de valor para o consumidor.
Estratégia competitiva
Uma empresa, para melhor competir em um determinado segmento estratégico ou indústria, deve decidir a sua estratégia com base no conhecimento da estrutura do setor de atividade em que compete, e na perfeita identificação dos clientes alvo.
A meta da estratégia competitiva para uma unidade empresarial em uma indústria é encontrar uma posição dentro dela que a companhia possa melhor se defender contra as forças competitivas ou influenciá-las em seu favor. A caracterização de uma indústria, do ponto de vista estratégico, efetua-se pela caracterização dos fatores de competitividade determinantes da estrutura dessa indústria, da sua evolução e das relações que se estabelecem entre eles. A análise estratégica deve ser dirigida para uma decisão de investimento concreta, por uma empresa específica, com horizonte temporal e momento de decisão determinado, relativa a um negócio específico num contexto geográfico bem definido.
A meta da estratégia competitiva para uma unidade empresarial em uma indústria é encontrar uma posição dentro dela que a companhia possa melhor se defender contra as forças competitivas ou influenciá-las em seu favor. A caracterização de uma indústria, do ponto de vista estratégico, efetua-se pela caracterização dos fatores de competitividade determinantes da estrutura dessa indústria, da sua evolução e das relações que se estabelecem entre eles. A análise estratégica deve ser dirigida para uma decisão de investimento concreta, por uma empresa específica, com horizonte temporal e momento de decisão determinado, relativa a um negócio específico num contexto geográfico bem definido.
Marketing e Vantagem Competitiva
Diferenciação, liderança em custo e foco ou concentração, são as estratégias de marketing propostas por Porter.
O marketing estratégico deve analisar os indivíduos e organizações, buscando solucionar as suas necessidades bem como a evolução destes nos mercados, utilizando essas informações para orientar a empresa no sentido de extrair vantagens de oportunidades do mercado, coerentes à sua capacidade de recursos e missão da empresa.
A cadeia de valor inclui as atividades que geram valor ao cliente, revelando formas de obtenção de vantagem competitiva, através das diferenças entre os agentes que atuam no mercado.
O marketing estratégico deve analisar os indivíduos e organizações, buscando solucionar as suas necessidades bem como a evolução destes nos mercados, utilizando essas informações para orientar a empresa no sentido de extrair vantagens de oportunidades do mercado, coerentes à sua capacidade de recursos e missão da empresa.
A cadeia de valor inclui as atividades que geram valor ao cliente, revelando formas de obtenção de vantagem competitiva, através das diferenças entre os agentes que atuam no mercado.
Questão 2 - De acordo com Kotler discuta os elementos:
Identificação dos Concorrentes
- Conceito Setorial da Concorrência
- Conceito de Mercado da Concorrência
Estratégias dos Concorrentes
- Qual é seu grupo estratégico?
Objetivo dos Concorrentes
- O que cada concorrente está buscando no mercado e o que impulsiona o seu comportamento?
Forças e Fraquezas dos Concorrentes
- Arthur D. Little – A empresa ocupa uma das 06 posições competitivas no mercado:
- A empresa deve monitorar 03 variáveis ao analisar cada um de seus concorrentes:
Padrões de Reação dos Concorrentes
Categorias embasadas na filosofia de negócio, cultura interna e convicções dos concorrentes
Seleção: atacar ou evitar
Análise do valor para o cliente
1. Identificar os principais atributos de valor para o cliente
2. Avaliar a importância quantitativa dos diferentes atributos
3. Avaliar desempenho da empresa e concorrentes
3. Avaliar desempenho da empresa e concorrentes
4. Examinar a visão do cliente frente a empresa e concorrente
5. Monitorar os valores para o cliente ao longo do tempo
Categorias de concorrentes
Fortes vs. Fracos / Próximos vs. Distantes / Bons vs. Maus
Questão 3 - De acordo com Cravens discuta as 06 etapas da análise da concorrência
Análise da Concorrência
1 - IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS E ESTRUTURAS
Diferentes Fontes de competiçãoDiferentes Níveis de competiçãoDiferentes tipos de empresas Ambiente da empresas
2 - IDENTIFICAR E ANALISAR GRUPOS ESTRATÉGICOS
Identificação do Grupo Estratégico
Selecionar um método para dar forma aos grupos estratégicos:
- Redes Críticas e Análise Multi-variável
Dimensões a serem avaliadas:
- Alcance geográfico da estratégia de uma empresa
- Combinações similares do espaço estratégico
- Mesma participação do mercado
- Considera os segmentos de mercado e produto/serviço
- Integração VerticalQualidade
Análise do Grupo Estratégico:
- Foco do Nível de Negócio
- Traçando dimensões
- Estratégia vs. Desempenho
3 - IDENTIFICANDO E DESCREVENDO OS CONCORRENTES
Identificando os concorrentes-chaveOs concorrente-chave de uma empresas estão identificados em seu grupo estratégico.A análise de um grupo restrito de concorrentes permite maior foco e possíveis mudanças estratégicas.
4 - AVALIANDO OS CONCORRENTES
Determinar forças e fraquezas de cada concorrente.
EXTENSÃO E COBERTURA DE MERCADO
Posição Real e Posição Relativa do concorrente no mercado.Posicionamento no que diz respeito a satisfação do consumidor.
SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR
Vantagens de posição sobre o concorrente são adquiridas oferecendo valor superior ao consumidor.Verificar os dois principais aspectos na satisfação do consumidor:Preferência por um determinado atributo do concorrentePreferência por marcas alternativas
DESEMPENHO DOS CONCORRENTES
Análise de base histórica de dadosBase referente a alguns anosEspecificidade de acordo com o negócio
POTENCIALIDADES
Informação sobre os concorrentes.Desenvolver avaliação das forças e fraquezas do concorrente chave.
5 - ANTECIPANDO AS AÇÕES DOS CONCORRENTES
ESTIMANDO ESTRATÉGIAS FUTURAS
As estratégias futuras dos concorrentes podem simplesmente seguir os sentidos gerais que foram estabelecidos no passado, particularmente, se nenhuma influência externa principal requer a mudança de suas estratégias. As ações atuais dos concorrentes podem sinalizar possíveis ações futuras.
6 - IDENTIFICANDO NOVOS CONCORRENTES
CONCORRENTES ATUAIS E POTENCIAIS
Principais fontes de concorrentes:
Companhias que concorrem em relação ao produto/ mercado.
Companhias com tecnologias relacionadas.
Companhias que almejam mesmo grupo de cliente.
É mais provável que novos concorrentes entrem no mercado, se determinadas circunstâncias estiverem presentes na situação competitiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário