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Muitas pessoas gostariam de fazer um mestrado e seguir a carreira acadêmica, mas não fazem idéia do que é a rotina de um mestrando. Aqui poderão conhecer um pouco mais.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

M.E - Aula 3 - Análise da Concorrência

ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
por Marcella Santos e Roseane Grossi

Questão 1- De acordo com Porter discuta os conceitos:

Cadeia de Valor
Instrumento utilizado para sistematizar as atividades executadas por uma organização. Desagrega uma empresa em suas atividades de relevância estratégica para que se possa compreender o comportamento dos custos, e fontes existentes e potenciais de diferenciação. Cadeia Genérica e Sistema de ValoresElos – sistema de atividades interdependentes A cadeia de valores se encaixa em uma corrente maior de atividades. A obtenção e sustentação de vantagem competitiva dependem da compreensão da cadeia de valores e do modo no qual a empresa está inserida no sistema de valor.
Vantagem competitiva
Tem suas origens nas inúmeras atividades distintas que uma empresa executa: no projeto, na produção, no marketing, na entrega e no suporte de seu produto.
Cada atividade pode contribuir para a posição dos custos relativos de uma empresa e criar uma base para a diferenciação.
Uma empresa deve otimizar elos, refletindo sua estratégia para obter vantagem competitiva.
A comparação das cadeias de valores dos concorrentes expõe as diferenças que determinam a vantagem competitiva.
A cadeia de valores tem papel fundamental na identificação de fontes de vantagem competitiva.
Criação de valor para o consumidor.
Estratégia competitiva
Uma empresa, para melhor competir em um determinado segmento estratégico ou indústria, deve decidir a sua estratégia com base no conhecimento da estrutura do setor de atividade em que compete, e na perfeita identificação dos clientes alvo.
A meta da estratégia competitiva para uma unidade empresarial em uma indústria é encontrar uma posição dentro dela que a companhia possa melhor se defender contra as forças competitivas ou influenciá-las em seu favor. A caracterização de uma indústria, do ponto de vista estratégico, efetua-se pela caracterização dos fatores de competitividade determinantes da estrutura dessa indústria, da sua evolução e das relações que se estabelecem entre eles. A análise estratégica deve ser dirigida para uma decisão de investimento concreta, por uma empresa específica, com horizonte temporal e momento de decisão determinado, relativa a um negócio específico num contexto geográfico bem definido.
Marketing e Vantagem Competitiva
Diferenciação, liderança em custo e foco ou concentração, são as estratégias de marketing propostas por Porter.
O marketing estratégico deve analisar os indivíduos e organizações, buscando solucionar as suas necessidades bem como a evolução destes nos mercados, utilizando essas informações para orientar a empresa no sentido de extrair vantagens de oportunidades do mercado, coerentes à sua capacidade de recursos e missão da empresa.
A cadeia de valor inclui as atividades que geram valor ao cliente, revelando formas de obtenção de vantagem competitiva, através das diferenças entre os agentes que atuam no mercado.


Questão 2 - De acordo com Kotler discuta os elementos:
Identificação dos Concorrentes


- Conceito Setorial da Concorrência
- Conceito de Mercado da Concorrência


Estratégias dos Concorrentes

- Qual é seu grupo estratégico?

Objetivo dos Concorrentes

- O que cada concorrente está buscando no mercado e o que impulsiona o seu comportamento?

Forças e Fraquezas dos Concorrentes


- Arthur D. Little – A empresa ocupa uma das 06 posições competitivas no mercado:



- A empresa deve monitorar 03 variáveis ao analisar cada um de seus concorrentes:




Padrões de Reação dos Concorrentes


Categorias embasadas na filosofia de negócio, cultura interna e convicções dos concorrentes






Seleção: atacar ou evitar

Análise do valor para o cliente

1. Identificar os principais atributos de valor para o cliente

2. Avaliar a importância quantitativa dos diferentes atributos
3. Avaliar desempenho da empresa e concorrentes
4. Examinar a visão do cliente frente a empresa e concorrente
5. Monitorar os valores para o cliente ao longo do tempo

Categorias de concorrentes




Fortes vs. Fracos / Próximos vs. Distantes / Bons vs. Maus



Questão 3 - De acordo com Cravens discuta as 06 etapas da análise da concorrência


Análise da Concorrência



1 - IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS E ESTRUTURAS


Diferentes Fontes de competiçãoDiferentes Níveis de competiçãoDiferentes tipos de empresas Ambiente da empresas


2 - IDENTIFICAR E ANALISAR GRUPOS ESTRATÉGICOS

Identificação do Grupo Estratégico


Selecionar um método para dar forma aos grupos estratégicos:
- Redes Críticas e Análise Multi-variável


Dimensões a serem avaliadas:

- Alcance geográfico da estratégia de uma empresa
- Combinações similares do espaço estratégico
- Mesma participação do mercado
- Considera os segmentos de mercado e produto/serviço
- Integração VerticalQualidade

Análise do Grupo Estratégico:

- Foco do Nível de Negócio
- Traçando dimensões
- Estratégia vs. Desempenho

3 - IDENTIFICANDO E DESCREVENDO OS CONCORRENTES


Identificando os concorrentes-chaveOs concorrente-chave de uma empresas estão identificados em seu grupo estratégico.A análise de um grupo restrito de concorrentes permite maior foco e possíveis mudanças estratégicas.

4 - AVALIANDO OS CONCORRENTES

Determinar forças e fraquezas de cada concorrente.

EXTENSÃO E COBERTURA DE MERCADO

Posição Real e Posição Relativa do concorrente no mercado.Posicionamento no que diz respeito a satisfação do consumidor.

SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR

Vantagens de posição sobre o concorrente são adquiridas oferecendo valor superior ao consumidor.Verificar os dois principais aspectos na satisfação do consumidor:Preferência por um determinado atributo do concorrentePreferência por marcas alternativas

DESEMPENHO DOS CONCORRENTES

Análise de base histórica de dadosBase referente a alguns anosEspecificidade de acordo com o negócio

POTENCIALIDADES

Informação sobre os concorrentes.Desenvolver avaliação das forças e fraquezas do concorrente chave.

5 - ANTECIPANDO AS AÇÕES DOS CONCORRENTES

ESTIMANDO ESTRATÉGIAS FUTURAS

As estratégias futuras dos concorrentes podem simplesmente seguir os sentidos gerais que foram estabelecidos no passado, particularmente, se nenhuma influência externa principal requer a mudança de suas estratégias. As ações atuais dos concorrentes podem sinalizar possíveis ações futuras.

6 - IDENTIFICANDO NOVOS CONCORRENTES

CONCORRENTES ATUAIS E POTENCIAIS
Principais fontes de concorrentes:

Companhias que concorrem em relação ao produto/ mercado.
Companhias com tecnologias relacionadas.
Companhias que almejam mesmo grupo de cliente.


É mais provável que novos concorrentes entrem no mercado, se determinadas circunstâncias estiverem presentes na situação competitiva

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