Bem-vindos

Muitas pessoas gostariam de fazer um mestrado e seguir a carreira acadêmica, mas não fazem idéia do que é a rotina de um mestrando. Aqui poderão conhecer um pouco mais.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

G.S.A - Aula 2 - Sustentabilidade

Sustentabilidade e Gestão Sócio-ambiental
por Marcella Santos

Sustainability as a bridging concept
(ROBERT PAEHLKE)


“Minha visão de sustentabilidade difere daquela de Newton e de Frevtbgle, porque para mim, como um cientista social, o conceito é centrado na economia.” O aspecto da eficiência para a sustentabilidade avalia a produção do bem estar humano (bens não necessariamente materiais) por unidade de extração da natureza (nos termos do ar e das emissões da água, impactos ambientais, uso de terra, ou o que cientistas naturais julgam ser importantes enquanto a ciência e a arte da análise da sustentabilidade evoluem). A análise de sustentabilidade vai além dos termos ecológicos e está centrada na mudança das sociedades e economias. Alguns analistas da chamada “economia nondollar” defendem que nós poderíamos ser duas vezes mais ricos com metade dos recursos materiais usados.O que nós humanos criamos em séculos recentes depende das fontes de energia que são limitadas e ecologicamente problemáticas. O combustível fóssil que tornou a sociedade industrial possível, está no fim. Substituir essa energia implica desafios econômicos, tecnológicos, e ecológicos.Mesmo as fontes de energia renováveis advogadas por muitos ecólogos exige uma conservação e os desafios ecológicos está em conseguir os rendimentos que aproximam da demanda de energia norte-americana.Newton e Frevfogle fazem uma ressalva importante sobre a função da sustentabilidade como um conceito: não é uma venda fácil. Porque a sustentabilidade “tem pouco fascínio” e parece sugerir “uma vida estagnada ou repetitiva.” As ciências sociais são essenciais para repensar instrumentos da política pública e instituições e mesmo as estruturas e as diretrizes da democracia. Dentro da análise de sustentabilidade, devem constar a conservação ecológica, a toxicologia, o destino dos contaminadores e o redesenho dos produtos e dos processos. Uma saída econômica estável, sustentável, e extensamente compartilhada é o objetivo da sociedade. Os analistas da política vêem a sustentabilidade em três dimensões:

(1) a proteção do meio ambiente,biodiversidade
(2) o controle da poluição para melhorar a qualidade do ar e de água;
(3) a conservação de recursos renováveis e não-renováveis.

A natureza é frágil e nós somos parte da natureza. Um ponto crucial é que os seres humanos não compreendem todas as maneiras em que depende da saúde dos ecossistemas e das espécie incontável das plantas e dos animais.

Entendemos sustentabilidade em sua plenitude?
Análise dos fatores que influenciam a interpretação do conceito(CLARO,P.B.O.;CLARO,D.P;AMÂNCIO,R.)


Questões que envolvem Sustentabilidade

Dificuldades na definição do termo
Interpretação que o indivíduo atribui ao termoDificuldades em associar discursos e práticas gerenciais

Objetivo do estudo
Identificar a interpretação que o indivíduo atribui ao termo sustentabilidade e analisar os fatores que os influenciam.

Definição de Sustentabilidade (WCED, 1987)
O desenvolvimento sustentável deve satisfazer as necessidades da geração presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras.
Os Princípios básicos da sustentabilidade
Equidade – problemas ambientais - desigualdades sociais e econômicas;
Democracia – resolver problemas ambientais de forma democrática;
Precaucionário – alguns danos são irreversíveis;
Integração Política– transformações políticas, novas estruturas.

As três dimensões de sustentabilidade

Dimensão Ecológica – impactos e integração da administração ambiental na rotina de trabalho; ciência ambiental, qualidade do ar e da água,conservação e administração de recursos.

Dimensão Econômica – pode ser alcançada pela alocação eficiente de recursos e pelas modificações de mecanismos e orientação dos investimentos.

Dimensão Social – capital humano,melhoria na qualidade de vida da sociedade, nivelamento do padrão de renda, acesso a educação, moradia, alimentação, reduzindo discrepâncias.

Hipóteses de pesquisa
Fatores que influenciam no entendimento do termo sustentabilidade:
H1 – Quanto mais alto a escolaridade

H2 – Quanto mais administrativa as tarefas desempenhadas pelo funcionário

H3 – Quanto maior a utilização do termo sustentabilidade no discurso de empresa

H4 – Quanto mais a empresa adota práticas gerenciais sociais, econômicas e ambientais sustentáveis...mais pleno é o seu entendimento

Metodologia



Resultados e Discussão




Considerações Finais
Os problemas sociais, ambientais, e econômicos decorrentes de um modelo de crescimento contínuo, ambientalmente desequilibrado e economicamente inviável pode inviabilizar a vida na Terra.É preciso modificar as políticas públicas , os processos produtivos e o estilo de vida da sociedade, no entanto, embora muito discutido o significado do termo sustentabilidade, não é claro para a maioria das pessoas, o que impede mudanças significativas em prol de desenvolvimento sustentável.Com os resultados dessa pesquisa pode-se afirmar que a compreensão de sustentabilidade não é influenciada pelo discurso organizacional, na realidade este é imposto aos funcionários sem que eles compartilhem com a alta administração a importância de mudanças reais. Muitas vezes o discurso é usado para melhorar a imagem da empresa e obedecer exigências legais.

Carbono Social
Desenvolvimento sustentável via mecanismo de desenvolvimento limpo?
(CUOCO, L. G. A.; TOSINI,M.F.C.;VENTURA.RC.F)

O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. Com a massiva utilização de petróleo, gás e carvão e a destruição das florestas tropicais , a concentração de dióxido de carbono na atmosfera pode vir a causar um aumento de 2 à 6 ₒc nos próximos 100 anos. Visando a solução para o problema, em fevereiro de 2005, entrou em vigor o Protocolo de Quioto, acordo internacional no qual os países industrializados se comprometem a reduzir suas emissões de GEE.Analisaremos a inserção e adequação da vertente social na busca do desenvolvimento sustentável, no âmbito do Mercado de Créditos de Carbono no Brasil.

Desenvolvimento Sustentável
A questão social e ambiental sempre foi dissociada dos negócios e objetivos empresariais, seus conceitos caminharam por muitos anos separadamente. A evolução para o conceito de desenvolvimento sustentável, com foco no lucro, mas também nas pessoas e no meio ambiente foi longa, tendo sido a questão social a menos debatida.

1960 – Publicação do Livro Primavera Silenciosa, Rachel Carson.
1972 – Conferência de Estocolmo
1983 – Criação da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento(WCED).
1992 – Rio 92 – Declaração sobre Florestas, Agenda 21
1994 – Convenção sobre mudanças climáticas
1997 – Protocolo de Quioto
2002 – Conferência Rio + 10


Protocolo de Quioto e os Mecanismos de Flexibilização
Para facilitar o cumprimento das metas propostas pelo Protocolo, estabeleceu-se os chamados “mecanismos de flexibilização”, por meio dos quais as emissões são contabilizadas e negociadas. São eles:
Comércio de Emissões (CE): comércio direto de créditos de carbono, bolsas foram criadas para a comercialização desses créditos(Bolsa Climática de Chicago, por exemplo)

Implementação Conjunta (IC): Geração de créditos de carbono por meio de projetos que absorvam ou reduzam GEE.

Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL): uso de recursos públicos e/ou privados para reduzir ou tratar as mudanças climáticas, promovendo o desenvolvimento sustentável. ÚNICO que pode ser aplicado no Brasil. O primeiro projeto registrado foi do Brasil.

Mercado de Carbono no Brasil
Ainda não existe regulamentação específica para o mercado de carbono.Mas, o Banco Central incluiu uma natureza para movimentações de valores reativos à negociação de CER’S (certificados de redução de emissões), no regulamento de Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais.Foi criado também o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões, voltado para o aproveitamento de oportunidades de negócios com MDL, além do Banco de Projetos BM&F, sistema via web.

Carbono Social
Os projetos de MDL devem atingir o desenvolvimento sustentável, atendendo assim critérios sociais e ambientais, além do econômico.Existe um temor que esse objetivo não seja atingido e mais uma vez negligenciem o lado social e ambiental.Por exemplo:Produção maciça do biodisel pode gerar:Concentração fundiária; mecanização; monocultivo; exclusão social no campo; desmatamento; domínio de consórciosA maioria dos projetos de MDL, são de reflorestamento de empresas de papel e celulose, baseado em monocultivo de espécies exóticas, o que gera perda de biodiversidade.Normalmente nesses projetos a única contribuição social é a geração de emprego. O conceito de carbono social surgiu com a necessidade de garantir que os projetos garantissem o desenvolvimento social em sua plenitude.A metodologia surgiu com a execução do Projeto da Ilha do Bananal, Tocantins, com recursos destinados aos programas de responsabilidade social da termoelétrica AES Barry, País de Gales.Ela é composta por: Diretrizes básicas que orientam as ações da comunidade e suas iniciativas; e perspectivas, recursos, estratégias, fatores de ameaça e oportunidades, organizações políticas e relações sociais.O projeto consistiu em associar à área agrícola, árvores nativas, através da educação ambiental de pequenos produtores rurais, com o desenvolvimento do capital humano, organização de associações focadas em discutir como tornar o projeto viável economicamente.Uso de viveiros – trabalho de coleta de sementes – valor econômico – cuidar de árvores – desenvolvendo a capacidade de negociação dos produtores.Gerou grande quantidade de biodiversidade e de recursos naturais.Preservação dos animais silvestres.Qualidade de vida da população.Educação ambiental.

Sustentabilidade
Uma visão humanista
(RATTENER,H.)

O termo sustentabilidade vem sendo incorporado em debates sobre desenvolvimento. Considerações e propostas demonstram a preocupação e o “esverdeamento” de projetos.Contudo a falta de precisão do conceito evidencia a ausência de um quadro de referência teórico, capaz de relacionar sistematicamente as diferentes contribuições dos discursos e campos de conhecimentos específicos.Nos discursos políticos fala-se muito em “economicamente viável, socialmente equitativo e ecologicamente sustentável”, mas não se define um plano coerente de ação.A força e a legitimidade das alternativas de desenvolvimento sustentável, dependerão dos argumentos e preferências dos atores sociais que competem nas áreas políticas e ideológicas.Principais argumentos dos atores sociais e várias correntes têm desenvolvido a fim de dar plausibilidade e substância a suas diversas reivindicações de sustentabilidade.
O discurso dos cientistas sociais
Os economistas e tecnocratas apostam na utilização eficiente do uso de recursos, na redução global do consumo per capita, políticas de ajuste estrutural econômico. Políticos e executivos insistem nas vantagens da concorrência em um mercado global. Mas nenhum deles consegue explicar porque com tanto desenvolvimento, nunca existiu tantas pessoas pobres, desempregadas, desnutridas e sem-teto.
O discurso político
A questão da sustentabilidade como está desenhada hoje permite aos atores no poder impor suas visões e interesses aos movimentos sociais, as ONG’s e mesmo as políticas e diretrizes governamentais. Justamente por não existir um quadro teórico, o que revela a natureza fragmentada da sociedade e os atores sociais que estão lutando para impor políticas de desenvolvimento em particular.
Construindo uma economia sustentável
Além do volume impressionante de bens e serviços, a industrialização baseada em progresso técnico e abundância de matérias primas produziu um número infinito de problemas ambientais e sociais considerados como “custos sociais”.Exemplos de InsustentabilidadeMatérias-primas não-renováveis e uso intensivo de recursos energéticosMateriais tóxicos e não biodegradáveisAtividades de mineração e extração de baixo valor agregadoAlta poluição ambiental e dejetos sólidos e líquidosInstalações de energia nuclear, acidentes e instalações desativadasÁreas rurais, agrotóxicos, pesticidas que contaminam águas subterrâneasA fim de avançar na direção da sustentabilidade, devemos redefinir o significado de riqueza e progresso, face a uma visão de vida e de sociedade mais integrada e sistêmica.Algumas alternativas são processos de baixa entropia, uso racional de recursos escassos, uso, eficiente de materiais, energia e da capacidade criativa da força de trabalho, protegendo os seres humanos e o meio ambiente. Utilização de produtos recicláveis e biodegradáveis, resistência ao reatores nucleares, investimento em P&D, consumir alimentos orgânicos, preferir transportes de massa à veículos próprios.

Sustentabilidade
Não é um conceito novo

"Eu digo que a Terra pertence a cada geração. Nenhuma geração pode contrair dívidas maior do que pode ser pago durante o curso de sua própria existência."
Thomas Jefferson
September 6, 1789









Nenhum comentário: