Bem-vindos

Muitas pessoas gostariam de fazer um mestrado e seguir a carreira acadêmica, mas não fazem idéia do que é a rotina de um mestrando. Aqui poderão conhecer um pouco mais.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Escassez da água?

Marcella Santos

Na escola aprendemos que o Brasil é uma potência hídrica e a água é um recurso renovável que se recicla através do ciclo hidrológico. A quantidade de água na Terra é praticamente invariável há 500 milhões de anos. Não há redução do volume de água no planeta, mas a poluição e a contaminação podem inviabilizar a reutilização dos recursos hídricos. Existe, portanto, um problema de gestão da água, ainda não há escassez.
Não é que não se renove a água, mas isso ocorre mais lentamente que o consumo, hoje insustentável. A disponibilidade da água fica limitada em função de sua qualidade. Mais da metade dos depósitos de lixo no Brasil estão em rios e lagos, a maioria dos lixões não recebem tratamento sanitário, fora a poluição por agrotóxicos e mercúrio dos garimpos. Crianças morrem por desidratação e diarréias por ingestão de águas poluídas. A crise global de gestão da água ocorre não por falta da água, mas pela má distribuição e gestão do recurso.
O que mais me incomoda, no entanto, é a divulgação do problema da água pela mídia, governo e instituições. Além do sensacionalismo envolvendo a destruição das gerações futuras, a culpa recai sobre o povo e seu consumo exagerado. É claro que cada um deve pensar e agir com responsabilidade ambiental, fazer sua parte e não esperar que o governo resolva o problema, mesmo porque, historicamente sempre esperamos e eles nunca corresponderam. Parece que a crise está ocorrendo porque nós deixamos a torneira aberta, lavamos as calçadas e tomamos banhos demorados. São sim desperdícios e devem ser controlados, mas as campanhas publicitárias não relacionam os gastos com a agricultura, onde mais de 60% da água doce é utilizada na irrigação de campos agrícolas, gerando também desmatamento, erosão, perda de biodiversidade, poluição atmosférica e das águas, desertificação, destruição de mananciais e resíduos, com enorme gasto de energia elétrica. Além disso, existem grandes desperdícios e poluição nas indústrias.
Algumas questões são pertinentes. No Brasil, qual atividade traz grande desenvolvimento econômico e comercial? O consumo doméstico representa qual porcentagem no uso da água? Qual a porcentagem de água doce no mundo? Menos de 1% é pouco ou muito? Qual deve ser o consumo diário de uma pessoal? Qual o consumo diário do gabinete do presidente? E do Ministério da Defesa? Quanto o governo gasta com mídia? Quais países sofrem mais com a restrição da água? Existe interesse comercial na crise?
Falta uma maior eficiência política dos governos no gerenciamento dos recursos hídricos, na rigidez ambiental com as empresas e no cumprimento de leis. Vamos fazer nossa parte, mas dividiremos a culpa no final.

Nenhum comentário: