Contexto histórico
No séc. XIX os Estados Unidos tornaram-se uma potência econômica e militar mundial, propagando a Doutrina do Destino Manifesto.
- Utilizar os avanços da ciência;
Etapas do Pensamento Estratégico
(HAX)
Anos 50 - Orçamento e Controle financeiro - Desenvolvimento de estratégias que mantivessem a saúde financeira da organização.O contexto histórico organizacional tranqüilo e de pouca concorrência não exigia além disso.
(WHIPP)
Anos 60: avaliações quantitativas, matrizes de portfólio e propósitos de conglomerado.
Anos 70: processos incrementais, adaptativos, emergentes e objetivos de consolidação.
Anos 80: objetivos de não-massificação – Concentração em negócios essenciais (core business), estratégias genéricas de Porter (custos x diferenciação), intenção estratégica (ações específicas aos interesses da empresa), estratégias globais (concorrência internacional).
Anos 90: tipologia das concepções de estratégia:
formulação da política de avaliação – ações gerenciais
formulação de políticas descritivas – intenções e escolhas
avaliadora/interpretativa (sistêmica) – ajuste empresa/ambiente
descritiva/interpretativa (processual) – fluxo de ações (in/out)
Consultorias de Estratégia
A Boston Consulting Group (BCG) destacou-se entre outras consultorias por defender o uso de análise quantitativas para elaboração de estratégias. A lógica em primeiro lugar, depois a intuição. A Teoria Econômica conduziria a um conjunto de princípios universais, conduzidos pela “Curva de Experiência”. Desenvolveram a Curva de Aprendizado e a Análise de Portfólio. Com a dinâmica do ambiente sócio-econômico, de competição intensa e ajuste de prioridades da déc.70, soluções únicas como a BCG defendia foram criticadas, por serem focadas na redução do custo. A GE e a McKinsey, nesse ambiente de demanda reduzida e capital curto, focaram esforços nas unidades de negócios disponíveis às “estrelas”.
Práticas de Análise Estratégica
ANÁLISE SWOT
Analisando fatores internos:Forças ou Fraquezas
Diretamente relacionadas com: Recursos – financeiros, humanos, tecnológicos, materiais
Competências – “core competences” empresa + colaboradores
Analisando fatores externos:
Oportunidades e Ameaças
Características do mercado – barreiras, tamanho, atratividade, concorrentes.
Curva de Experiência e Liderança em Volume – política de menor preço
MATRIZ BCG
Nos anos 70 as empresas precisavam gerenciar um portfólio de negócios em diferentes momentos de maturação. O eixo horizontal analisa a participação de mercado de um produto em relação ao seu principal concorrente. O eixo vertical analisa a taxa de crescimento do mercado e oportunidades.A atratividade indica o potencial que o mercado possui, tornando-o mais ou menos atrativo para investimentos. A força do negócio indica o potencial da empresa para atuar nesse mercado
a) Investir e crescer.
b) Crescer seletivamente.
c) Selecionar mercados e produtos ou
d) Colher, retirando-se dos negócios.
ANÁLISE DOS CONCORRENTES
É preciso verificar: posição de mercado,objetivos e ações recentes. Antecipar- se aos movimentos dos rivais e às possíveis mudanças de estratégia.
Posicionamento Competitivo
Análise Competitiva de Custos (Curva de Experiência) - Aumentar os lucros reduzindo custos - a experiência aumenta a eficiência da empresa e reduz os custos de produção e o preço do produto.
Matrizes de custos compartilhados - UEN - usa vários direcionadores de custos, não apenas experiência.
Análise do Consumidor - Apenas preços baixos não foram suficientes, a diferenciação e foco passam a ter um papel importante. Segmentar o mercado e reter clientes.
Estratégias Específicas
“Entre o Preto e o Branco existem vários tons de cinza”
TEORIA DOS JOGOS
Neuman e Morgensten em 1944: mercados são comparáveis a jogos onde os ganhos de um são iguais as perdas do outro (soma zero). Os competidores são interdependentes e exercem influências entre si. Limitação de variáveis e a suposição de racionalidade geral. John Nash estendeu a teoria ao modelo de Soma-não-zero, a vantagem competitiva de uma empresa não significa necessariamente uma desvantagem para outra, existe um leque de possibilidades de ações.
VBR
Visão Baseada em Recursos
Deve ser encarada como uma forma de aprendizagem e experiência corporativa em termos de combinar maior eficiência com complexidade e mudanças.
A essência da estratégia está em analisar pegadas e planejar passos futuros. Compromisso e responsabilidade no sentido de irreversibilidade, continuidade de ações advindas de tomadas de decisão que sugerem investimentos altos, utilização de recursos etc. Pode ser integrada a outras formas de planejamento estratégico. A tomada de decisão baseada na tradição reduz erros e surpresas.
Richard Whittington apresentado por Gleidson Reis
Estabelecimento em1960Homem econômico racionalLucro – objetivo supremoInfluência da economia e exemplos militares gregosAlfred Sloan ( Ex-presidente da GM)Posicionamento em lugares de maior maximização de lucroDesenvolvimento de medidas e métodosRetorno de investimentoForma divisional descentralizada“Política da empresa” (Necessidade de estratégia da GM)Separação da “política da empresa” das operaçõesApego à análise racionalDistanciamento entre concepção e execuçãoCompromisso com a maximização do lucroDesenvolvimento estratégico planejado e racionalDe cima para baixoÊnfase no longo prazoConcepção explícita e deliberada da estratégiaUnião da economia acadêmica com as práticas militaresIndividualização do planejamento estratégico (herói)Colaboradores não devem pensar, apenas executar ordens
“ a determinação das metas e objetivos básicos e de longo prazo de uma empresa; e a adoção de ações e alocação de recursos necessários para atingir esses objetivos” (Whittington apud Chandler, p.15).
Críticas:
Papel de formulação colocado apenas na mão do “estrategista”Confiança excessiva na capacidade dos gerentes em planejarExtremamente tecnicista
Menos confiança na habilidade do gerente
Premissas gerais
Micro política das organizações
Compartilha da fé no planejamento das organizações da abordagem clássica
Capitalismo asiático
Abordagem sistêmica desafia a universalidade de qualquer estratégia
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