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Muitas pessoas gostariam de fazer um mestrado e seguir a carreira acadêmica, mas não fazem idéia do que é a rotina de um mestrando. Aqui poderão conhecer um pouco mais.

quarta-feira, 26 de março de 2008

M.E - Aula 2 - Tema 1 - Conceito e Processo de Formação da Estratégia

Conceito e Processo de Formação Estratégica
Arnoldo C. Hax;
Nicolas S. Majluf


por Marcella Santos e Gleidson Reis

Capítulo 1
Discuta as dimensões críticas que contribuem para uma definição única do conceito de formação de estratégia


1. Estratégia como um modelo-padrão
2. Estratégia como um meio para se obter um fim
3. Estratégia como definidora da Unidade de Negócios
4. Estratégia em busca da Vantagem Competitiva
5. Estratégia e os três Níveis Hierárquicos
6. Estratégia como determinante da Cultura Organizacional

Conceito Unificado de Estratégia

A essência da estratégia é utilizar-se de um teste-padrão como um meio para se obter vantagem competitiva em cada unidade de negócios, lembrando-se da importância dos Stakeholders.

Discuta o Processo de Formação Estratégica e as opções relevantes no delineamento desse processo.

- Estratégia Subentendida versus Declarada
- Processo Formal versus Comportamental
- Padrão de Ações Passadas versus Planos Futuros
- Estratégia Calculada versus Espontânea

Capítulo 2
O Processo Formal do Planejamento Estratégico


A participação dos 3 Níveis Hierárquicos e o Papel dos Gerentes de articular atribuições nosVários Níveis de Planejamento

- Nível Corporativo
- Nível de Negócios
- Nível Funcional


Atividade de Planejamento eSeqüência de Execução

- Formulação da Estratégia
- Plano Estratégico
- Orçamento Estratégico Operacional

Discuta a diferença entre Planejamento, Plano e Orçamento

Planejamento - O planejamento é um processo, um conjunto de tarefas que são desempenhadas para alcançar as metas comuns e determinar os objetivos, estruturando a melhor maneira de atingi-los.

Plano - Formulação do produto final da utilização de determinada metodologia de planejamento. Documento formal que consolida as informações, atividades e decisões desenvolvidas no processo. Descrição do curso pretendido das ações.

Orçamento - Plano financeiro

Processo Estratégico Formal: Vantagens

- Unifica diretrizes corporativas
- Otimiza o processo de segmentação
- Disciplina o pensamento a longo prazo
- Facilita a compreensão comum de objetivos

Processo Estratégico Formal: Desvantagens

- Risco de burocratização excessiva
- Falta de integração com outros sistemas
- Incrementalismo Lógico ou Projeto Global
- Plano Formal ou Plano de Contingência

Descreva a natureza e aponte a necessidade e a importância do Planos de Contingência

Natureza - imediata, resposta a situações não planejadas
Necessidade – desenvolver capacidades que permitam folga e flexibilidade nas respostas a eventos inesperados
Importância – ao coexistir com o plano sistemático, o plano oportunista ou contingente equilibra ação e reação, rotina e criatividade, dependência e independência da estrutura formal.

Capítulo 3
Estratégia de Negócios Conceitos Centrais

Conceito de Unidade Estratégica de Negócios

O conceito nasceu com a experiência de planeamento estratégico na General Electric e foi teorizado por S. H. Springer em 1973, num artigo justamente intitulado "Strategic Management in GE", publicado na revista Operations Research, e, também, por William Kearney Hall, em 1978, no artigo "SBUs: hot new topic in the management of diversification", publicado na revista Business Horizons.Philip Kotler em 1991 na sua obra Marketing Management definiu a UEN identificando três aspectos distintivos: um negócio concreto ou uma colecção de negócios relacionados que podem ser planeados separadamente do resto da empresa ou do grupo; que tem os seus próprios concorrentes, que tenta igualar ou surpreender; e que tem o seu próprio gestor responsável pelo planeamento estratégico e pela rendibilidade e que controla a maior parte dos factores ligados à rentabilidade desse centro de lucro.


Definição
- Produto
- Consumidores
- Mercado
- Concorrência
- Informações dos ambientes internos e externos

Em que negócio nós pretendemos estar?


Dois fatores decisivos:


Atratividade do setor
-Análise do ambiente
-Análise do comportamento do consumidor


Vantagem competitiva do seu negócio
-Análise do ambiente interno
-Atividades internas da cadeia de valor

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